RECONHECIMENTO DO MEC

Todos os cursos da ESUTES são de CARÁTER LIVRE. Nossa escola opta por uma "visão ministerial". Não temos e nem buscamos o Reconhecimento do MEC.
Fazemos uso de resolução federal que autoriza cursos à distância (Decreto nº 5.622 de 20/12/05) que regulamenta o Art. 80 da LDB (Lei 9394/96).
Somos filiados ao CFT – Conselho Federal de Teólogos e à ABT – Associação Brasileira de Teólogos.
Nossa missão é a de "preparar líderes e obreiros cristãos para um melhor desempenho ministerial e formar multiplicadores do genuíno conhecimento bíblico", que amem a Bíblia sagrada e vivam segundo seus ensinamentos.
ABAIXO DETALHAMOS OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE NÃO BUSCARMOS O RECONHECIMENTO DO MEC
1) Deficiência na formação de líderes com visão cristã da Bíblia e da Teologia - A sala de aula do curso de teologia reconhecido pelo MEC é heterogênea. Há pessoas das mais diversas formações religiosas. Logo a visão cristã da Bíblia não pode ser explorada e estudada em sua potencialidade, pois a visão é relativista. Numa sala como essas "dificilmente Satanás poderá ser chamado de mau" pois para o satanista, ou satanás é bom ou ele é apenas o que há de mal no ser humano. Então a visão cristã fica prejudicada, pois para uma sala como essas "quase tudo é relativo" até mesmo Deus, que nós, cristãos, entendemos ser absoluto.
2) A não exigência de reconhecimento do MEC pelas convenções das denominações - Cremos que num universo de tantas convenções denominacionais em nosso país, nunca haverá por parte de nenhuma delas (sabiamente) a exigência de reconhecimento do MEC por um simples fato:
- Como pode uma instituição qualquer, mesmo tão respeitosa e criteriosa quanto o MEC, regulamentar ou antever a necessidade espiritual das igrejas, das pessoas e das denominações cristãs existentes? Apesar de reconhecermos o MEC como uma das mais sérias e compromissadas instituições no Brasil, sua competência é educacional e não espiritual.
EAD - EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Os cursos de Teologia à distância da ESUTES têm como metodologia de ensino a Open University – Universidade aberta, isto é, o aluno realiza atividades a distância.
Nosso método,é o mesmo utilizado por grandes Faculdades de Teologia do Brasil e do Exterior, e consiste no sistema europeu de universidade aberta, método de ensino rápido, prático, que propicia um grande conhecimento ao aluno e que se regulamenta pela lei nº 9.394 em seu artigo 80.
O ensino a distância é a metodologia do momento. É uma questão de evolução. A educação convencional não consegue mais atender à demanda de formação e atualização profissional no atual sistema. Felizmente, a evolução tecnológica possibilita novas soluções na área da educação.
Essa modalidade tem sido incentivada pela UNESCO (Nações Unidas para a Organização da Cultura, Ciência e Tecnologia).
Em declaração sobre a educação superior no século 21 em 1998 a UNESCO declara:
"Torna-se mister criar novos métodos pedagógicos associados a novos métodos avaliativos";
"Criar novos ambientes de aprendizagem, que vão desde os serviços de educação à distância até as instituições e sistemas de educação superior totalmente virtuais" .
A educação à distância é sem dúvida um projeto de alcance mundial, que hoje não abrange apenas os cursos de teologia, mas vários outros ramos de conhecimento. É uma alternativa educacional que possibilita você gerenciar seu próprio estudo sem freqüentar uma sala de aula física.