A Escola Dominical nasceu em 1780, na Inglaterra, com Robert Raikes, que viu na educação bíblica a oportunidade de transformar vidas, especialmente entre crianças e jovens.
O modelo se espalhou rapidamente pelo mundo e chegou ao Brasil no final do século XIX.
A primeira E.B.D. no Brasil, foi organizada em 1855, em Petrópolis (RJ), pelo missionário presbiteriano Ashbel Green Simonton. Desde então, ela se espalhou por diferentes denominações e se consolidou como o principal braço de ensino cristão nas igrejas evangélicas brasileiras.
Celebrou-se no 3º Domingo de Setembro, o “Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical”, portanto, data que é um marco para valorizar a importância do ensino sistemático da Bíblia na igreja.
Nesse artigo, falaremos um sobre a importância ímpar dessa data e do ensino bíblico na igreja.
A Missão da Escola Bíblica Dominical
A Escola Dominical é mais do que um espaço de ensino; ela é o coração pedagógico da igreja.
Nela, os crentes de todas as faixas etárias da igreja são motivados a conhecer a Palavra de Deus com profundidade, a desenvolver uma fé sólida e prática, são preparados para o serviço cristão e incentivados a viver em comunhão e discipulado.
Por isso, a EBD é conhecida como “o maior escola do mundo”, pois cumpre a nobre missão de instruir gerações inteiras na Palavra.
Como ter uma E.B.D. de qualidade na igreja
Todos nós queremos coisa de qualidade em nossa vida. Queremos um carro de qualidade, roupas de qualidade, fazer uma faculdade de qualidade. Esse deve ser nosso desejo enquanto líderes buscar uma E.B.D. de qualidade em nossa igreja.
A seguir estão alguns fundamentos para se alcançar essa qualidade.
1. Fundamentos espirituais e visão clara
Centralidade da Palavra de Deus e propósito definido: Toda aula deve ser fundamentada na Bíblia, com fidelidade ao texto e aplicação prática e com um Propósito definido que é formar discípulos maduros.
2. Formação e valorização de professores da Escola Bíblica Dominical
Capacitação contínua e valorização da equipe: Promovendo encontros, treinamentos e estudos para professores, reconhecendo o trabalho docente celebrando conquistas e incentivando a perseverança.
3. Currículo e material didático
Planejamento anual, Material confiável e Progressão pedagógica: Aqui está em foco definir temas e livros da Bíblia a serem estudados durante o ano, utilizar revistas, apostilas ou livros biblicamente sólidos e adaptados às diferentes idades e estruturar os conteúdos de forma sequencial. Por exemplo: crianças aprendem histórias bíblicas básicas, jovens discutem ética cristã, adultos estudam teologia aplicada.
O Impacto do Curso de Teologia nas Igrejas
Se a Escola Dominical é o coração da educação cristã, os cursos de Teologia também oferecem estrutura que dá suporte e fortalece a E.B.D. Além disso, Igrejas que investem na formação teológica de seus membros e líderes colhem frutos diretos na EBD.
- São professores mais preparados para ensinar;
- Líderes capacitados para conduzir turmas e projetos educacionais;
- Alunos mais engajados e com compreensão bíblica sólida;
- Uma igreja mais unida em torno da sã doutrina.
Aqui, é preciso reconhecer e parabenizar os pastores que têm a visão de implantar e manter o Curso de Teologia em suas igrejas, porque é uma iniciativa que fortalece a Escola Dominical e forma líderes que impactarão toda a comunidade cristã.
Assim, o Dia Nacional da Escola Bíblica Dominical é uma oportunidade de agradecer a Deus pela E.B.D., que desde 1855 no Brasil, tem edificado a Igreja de Cristo no Brasil e um chamado para o presente e para o futuro: precisamos continuar investindo em ensino bíblico sólido e acessível.
Que o Curso de Teologia siga sendo uma ferramenta estratégica para fortalecer cada Escola Dominical no Brasil.
Porque uma igreja que aprende a Palavra é uma igreja que cresce em número, em fé, em amor e em serviço!
Prof. Álvaro Santos de Almeida é Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Ciências Sociais da Religião e em Docência do Ensino Superior e Novas Tecnologias Educacionais.
É professor de matérias bíblicas e teológicas e atua como docente cristão há mais de 34 anos.É Escritor com obras publicadas por editoras do Brasil, entre elas,“Colocando Deus no Banco dos Réus” (Arte Editorial) e “José, o Homem que Conquistou Sonhos” (Editora Scripturae).
É diretor administrativo e acadêmico, gestor de recursos humanos, idealizador e publisher da Esutes – Escola de Teologia que já abriu mais de 650 salas de ensino teológico em igrejas e nas mais variadas denominações cristãs em todo o Brasil, contribuindo diretamente para a formação de líderes,vocacionados ao ministério pastoral e missionários